Entre em contato

Edit Template

7 indicadores de saúde: como anda sua eficiência hospitalar?

Os indicadores de saúde são fundamentais para que se possa medir a qualidade de um serviço prestado em um hospital ou clínica. Por meio dele, é possível ver os pontos a serem melhorados e entrar em ação para que possam mudá-los.

Para os gestores, essa é uma das melhores maneiras para que se possa adotar algumas estratégias de mudança para trazer mais eficiência no local.

Há vários tipos de indicadores de saúde que podem passar pela análise da administração, como por exemplo:

  • Taxa de natalidade;
  • Taxa de mortalidade;
  • Envelhecimento da população.

Se você tem interesse em saber mais sobre isso, então fique atento a este conteúdo.

O que é um indicador de saúde?

Podemos definir o que são os indicadores de saúde como sinalizadores que possuem informações relevantes sobre a qualidade e o desempenho de um sistema de saúde, segundo diz a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Sendo assim, os gestores fazem uso de informações que foram colhidas por meio de indicadores para que se possa tomar decisões diretas em áreas que precisam de alguma ação em especial.

Essa análise de dados para a área da saúde, pode ser feita da seguinte maneira:

  • Por meio de uma observação direta a um indivíduo;
  • Por meio da observação de um grupo de pessoas ou um espaço geográfico de acordo com taxas e proporções.

É através dessas informações que se pode elaborar os indicadores que possuem a seguinte classificação:

  • Mensuração consolidada em saúde: analisa-se aqui dados que se referem à saúde na população;
  • Mensuração ecológica ou ambiental: mede-se aqui fatores externos ao indivíduo. Logo, são as características físicas de um local onde um grupo vive ou trabalha;
  • Mensuração global: analisa-se a densidade populacional, IDH e PIB.

O levantamento de todos esses dados fazem com que eles possam ser interpretados pelos gestores de forma conjunta, possibilitando a reflexão das situações e propondo melhorias.

O que é indicador de saúde pública e qual sua importância para a saúde pública?

Os indicadores de saúde pública são todos os fatores que se usa para medir a qualidade de um local referente ao seu sistema de saúde.

Portanto, são medidos de acordo com cada lugar e suas características e baseando-se em evidências reais. Porém, há uma certa dificuldade em entender indicadores de natalidade e fecundidade, por exemplo.

São eles positivos ou negativos? Para responder isso é preciso observar ao redor. Em um país subdesenvolvido, uma alta taxa de natalidade acaba sendo vista como algo negativo.

Vários indicadores possuem difícil mensuração por conta de sua subjetividade. Dentre as principais modalidades de indicadores de saúde, estão:

  1. Mortalidade / sobrevivência;
  2. Morbidade / gravidade / incapacidade;
  3. Crescimento e desenvolvimento;
  4. Aspectos demográficos!
  5. Condições socioeconômicas;
  6. Saúde ambiental;
  7. Serviços de saúde.

Como se calcula os principais indicadores de saúde?

 

Quando uma coleta de dados sobre a saúde é realizada e pode-se saber o número de casos de uma doença ou de óbitos dentro de um local, é preciso que aconteça uma análise desses dados.

Números absolutos não são capazes de dar informações o suficiente sobre a situação de saúde dentro de um número de pessoas. Por isso, acaba sendo necessário transformar esses números em indicadores de saúde.

Esses indicadores são expressos por meio de taxas ou proporções para que os dados se tornem simples. O cálculo é feito por meio da frequência relativa de casos.

No caso da taxa de mortalidade infantil, por exemplo, o cálculo é feito segundo o seguinte dado: total de óbitos de crianças menores de um ano para cada mil crianças nascidas vivas.

A taxa vai representar o risco de uma criança nascida viva morrer antes de completar um ano de idade. Isso determinará as condições gerais de vida naquela área.

Portanto, o cálculo a se utilizar nesse caso será:

Taxa de mortalidade infantil= Óbitos de crianças com até 1 ano x 1.000

Ao aplicar essa fórmula, podemos ver o quanto de crianças morreram para cada mil nascidos vivos em um ano. Para outros indicadores, calcula-se o total da população para o total de habitantes.

Informações sobre os indicadores de saúde

Existe um sistema que coleta dados sobre a mortalidade no país chamado SIM (Sistema de Informação Sobre Mortalidade).

Esse sistema conta com algumas variáveis que permitem construir indicadores que podem contribuir para a gestão de saúde.

Outro sistema que também ajuda bastante na análise de condição de saúde e as tendências de um local para aperfeiçoamento é o RIPSA (Rede Interagencial de Informações para Saúde).

Por meio dessas informações, o gestor pode fazer uma avaliação de desempenho hospitalar com base na sua organização e nos recursos que envolvem a metodologia de trabalho.

Os indicadores são ferramentas imprescindíveis para que uma boa gestão possa ser traçada. Por meio da coleta de dados feita em diversas áreas do hospital, quando elas se relacionam, acabam se transformando em um instrumento útil para avaliar a:

  • Assistência que foi prestada;
  • Quantidade e tipo de recurso envolvido;
  • Controle de custos gerados na produção de serviços;
  • Grau de resolutividade.

Os indicadores nada mais são do que um reflexo de algo real que está acontecendo. Sendo assim, quando são calculadas, podem acabar indicando uma direção ou uma mudança para que possa comparar diferentes áreas ou grupos de pessoas ao mesmo tempo.

Dentro de um hospital, há 5 indicadores principais que precisam de atenção, são eles:

  • Taxa de ocupação;
  • Intervalo de substituição;
  • Tempo médio de permanência;
  • Indicador de rentabilidade;
  • Faturamento.

O gestor precisa saber como gerir então esses indicadores para que possam melhorar a qualidade do ambiente e suprir as falhas que acontecem.

Conclusão

Por fim, vimos aqui o que são os indicadores de saúde, como funcionam e como isso ajuda um hospital a melhorar a sua qualidade. É fundamental prestar atenção nessas questões para que a gestão hospitalar possa ser a mais eficiente de todas.

Usar indicadores e implementar um sistema de gestão que tenha embasamento de análises é uma forma de buscar elevar a qualidade de um local e assegurar que esses recursos tenham aproveitamento máximo.

Diga aqui então o que acha desse assunto e compartilhe-o com mais pessoas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 2007, desenvolvimento tecnológico na área da saúde para prestação de serviços às Centrais de Materiais e Esterilização (CME), Digitalização de Imagens e Locação de Software de Gestão Hospitalar.

Mapa do Site

Home

Sobre-nos

Serviços

Clientes

Conteúdos

Vídeos

Contatos

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Uma Empresa
do Grupo Bringel