Entre em contato

Edit Template

Osmose Reversa: entenda o processo de esterilização e desinfecção em materiais e equipamentos

Você já ouviu falar no sistema de osmose reversa para esterilização e desinfecção de equipamentos e materiais? Esse é um procedimento muito importante para que se possa garantir total esterilização do equipamento.

Ela ocorre a partir de duas soluções que possuem concentração diferente e tem uma membrana semipermeável. Assim, permite-se que apenas o solvente da água pura passe.

Dessa maneira ocorre a desinfecção por conta da retenção de sais dissolutos e contaminantes que ficaram retidos até que se pudesse atingir o equilíbrio osmótico.

Depois que se passa por isso, a água apresenta uma grande pureza e fica isenta de sais. Veja mais sobre esse procedimento ao longo deste conteúdo.

Como funciona a osmose reversa para esterilização?

O procedimento de osmose reversa tem sido usado há mais de 50 anos para que se possa fazer a remoção de impurezas da água por meio da retenção de moléculas de solvente em uma membrana semipermeável.

Segundo a OMS, esse tem sido um dos processos mais adotados quando se trata de purificar a água por conta dele ser capaz de reter até 99,98% dos microrganismos, toxinas e outros componentes.

A osmose é o nome de um fenômeno que acontece quando a água flui de um local pouco concentrado em solutos, para ir a outro local mais concentrado, estando separados pela membrana.

É um fenômeno natural e espontâneo que acontece por causa do desequilíbrio químico existente nas duas soluções. Esse movimento causa o aparecimento de uma pressão no sentido do fluxo da água.

E essa pressão é chamada de pressão osmótica. A osmose reversa é o contrário do processo natural feito pelas células.

Isso porque um gradiente de pressão superior à pressão osmótica é feito nos componentes do lado mais concentrado da membrana, fazendo a água fluir de um lugar mais concentrado para um mais diluído.

Esse método é um dos poucos que se encontra disponível para que se possa retirar partículas que tenham tamanho molecular.

Para que serve a osmose reversa?


Esse processo pode acabar sendo usado de diversas maneiras, como:

  • Purificação de água no setor industrial;
  • Dessalinização da água do mar;
  • Desinfecção em ambientes hospitalares.

No ambiente hospitalar, seu funcionamento contribui e muito para que se possa manter a vida em segurança. Por exemplo, ele é usado no procedimento de hemodiálise, que faz a filtragem do sangue para que possa reter as impurezas.

Além de ser usado em todos os processos de desinfecção de instrumentos como autoclaves, termodesinfectoras e processos ultrassônicos

Usar a autoclave para esterilizar os equipamentos, por exemplo, é vital para que se assegure uma desinfecção eficaz. E o processo de osmose inversa permite que a água usada não tenha substâncias químicas.

Assim, impossibilita que a limpeza dos instrumentos seja comprometida com algum tipo de contaminação. Quando se trata de autoclave e osmose reversa, os filtros produzidos são feitos por empresas especializadas.

Por que a osmose reversa é importante para as autoclaves, termodesinfectoras e ultrassônicas?

No processo de osmose reversa a filtragem da água acaba acontecendo por meio de um processo químico no qual há uma aplicação da pressão para que se possa atingir o sentido de fluxo inverso da filtragem.

Assim, como dissemos, pode-se garantir uma água pura e livre de elementos contaminantes e sais dissolutos.

Já no processo de esterilização por calor úmido sob pressão, os filtros acabam sendo vantajosos, em especial para os hospitais e laboratórios por conta dos seguintes fatores:

  • É um processo seguro e confiável para que se possa usar a água;
  • Faz a filtragem de acordo com os parâmetros da norma ISO 17665-1:2010;
  • Água tratada evita a corrosão e a incrustação nos objetos já esterilizados;
  • Processo de instalação bem simples. Não precisa de áreas grandes para que se instale os equipamentos;
  • Equipamentos limpos por meio da água tratada por osmose reversa tem mais eficácia na limpeza e menor incidência de manchas;
  • A manutenção dos filtros é fácil assim como todo o sistema que o envolve.

Como o processo funciona?

O processo é bem simples, na verdade, isso porque, como falamos anteriormente, é colocada uma pressão na água que a ajuda a passar pela membrana semipermeável.

Como essa permeabilidade é diferente para cada componente presente, ele acaba separando a água em duas correntes distintas.

Assim, uma corrente concentra os contaminantes e a outra corrente fica com a água purificada sem qualquer impureza.

Um dos grandes benefícios de poder ter esse sistema é que se pode garantir uma alta capacidade de remover compostos que não podem ser retirados por meios comuns.

Segundo a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, o processo de reverse osmosis, ou osmose reversa, pode reter até 800 tipos de substâncias.

Além disso, muitos médicos indicam consumir a água produzida neste processo para que alguns pacientes possam melhorar sua condição.

Se tratando de CME, essa é uma etapa fundamental para que se possa garantir a segurança dos pacientes quanto à esterilização e limpeza dos aparelhos que fazem uso.

Sua utilização na Central de Materiais e Esterilização, por exemplo, consiste em processos de filtração da água que impedem a passagem de solutos, permitindo tão somente a passagem de solventes.

Graças às paredes grossas dentro da câmara, pode-se aplicar uma pressão alta com temperaturas elevadas para garantir que tudo aconteça de modo eficaz.

O vapor da água libera também uma energia que mata tudo aquilo que possa se tornar nocivo.

Quem pode fazer seu uso?

Toda empresa focada em esterilização pode fazer uso deste equipamento. Isso porque possuem todos os mecanismos necessários para que possa fazer um bom trabalho.

Só pessoas aptas e capazes de fazer o serviço é que podem operá-lo. Dessa forma, pode-se obter um atendimento rápido e eficaz.

Tudo isso com qualidade e segurança para que então possa se cumprir as expectativas do cliente que preza por produtos de excelência.

 

Conclusão

Por fim, vimos então sobre o que se trata a osmose reversa e alguns pontos interessantes para saber melhor deste processo, como:

  • Seu funcionamento;
  • Como funciona;
  • Quem pode usar;
  • Etapas;
  • Desde quando se usa.

Saber mais sobre isso faz com que se possa ter uma segurança maior sobre o assunto e uma noção de como tudo funciona. Se você então está em busca de soluções para a área de saúde e quer:

Procure saber mais sobre os nossos serviços e entre em contato conosco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 2007, desenvolvimento tecnológico na área da saúde para prestação de serviços às Centrais de Materiais e Esterilização (CME), Digitalização de Imagens e Locação de Software de Gestão Hospitalar.

Mapa do Site

Home

Sobre-nos

Serviços

Clientes

Conteúdos

Vídeos

Contatos

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Uma Empresa
do Grupo Bringel