Entre em contato

Edit Template

3 benefícios de adotar o Sistema PACS na sua clínica

sistema PACS tem trazido muita eficiência e agilidade quando se trata de realização de exames e laudos para um paciente. A sua função principal é fazer o armazenamento de imagens.

Assim, ele pode facilitar toda a comunicação entre as áreas de um centro de diagnóstico por imagem. Isso porque sua sigla significa que ele é um “sistema de comunicação e arquivamento de imagens”.

Quando esse tipo de sistema está presente em um ambiente hospitalar, ele acaba dando facilidades a todo um fluxo de trabalho para os profissionais. Se você quer saber mais sobre como funciona esse sistema e quais são suas principais vantagens, continue lendo este conteúdo.

O que é o sistema PACS?

Como dissemos, o PACS é uma abreviação para sistema de comunicação e arquivamento de imagens, sejam elas ultrassom, tomografias, etc. Ele é uma ferramenta que facilita a comunicação e o arquivamento das imagens de modo seguro e com um padrão.

Esse sistema foi desenvolvido por conta de uma necessidade de integração em diversas funções diferentes. O sistema PACS funciona por meio da interação de ambientes que podem se comunicar, visualizar, manipular e armazenar as imagens médicas feitas.

Ele funciona em cinco etapas básicas, por exemplo:

  1. O aparelho capta imagem de alta resolução da parte do corpo onde precisa-se estudar;
  2. Depois, os registro acabam sendo transmitidos pelo aparelho a um servidor de imagem em formato DICOM (digital imaging and communications in medicine);
  3. Na terceira etapa, os dados que são transmitidos acabam sendo armazenados em um banco de dados do próprio servidor;
  4. Uma vez que estão armazenadas, essas informações acabam ficando disponíveis para visualização em estações de trabalho ou sistemas localizados na web;
  5. Por último, esses dados acabam sendo adquiridos por pacientes e também profissionais da saúde para baixá-los e salvar essas informações.

Sua serventia pode ser vista da seguinte forma:

  • Armazena grande quantidade de dados médicos;
  • Traz um padrão de protocolo de armazenamento e transferência;
  • Proporciona uma integração entre diferentes protocolos e linguagens;
  • Constrói uma segurança de dados forte;
  • Faz a viabilização do acesso à informação por diversos profissionais de modo simples e otimizado;
  • Permite que pesquisas e cruzamento de informações acabem sendo armazenados em bancos de dados.

Como ele funciona dentro do sistema HIS?

Ao fazer a integração do PACS com o HIS (Hospital Information System) acaba se tornando possível utilizar apenas um único ponto de acesso para imagens.

Assim, consegue-se ter um acesso remoto aos recursos oferecidos. Quando há a chance de fazer a substituição de um laudo médico tradicional para o digital, as vantagens são grandes.

A primeira delas é que a possibilidade de erro é quase nula, pois os dados dos pacientes podem ser marcados em cada imagem. Desse modo, esse tipo de serviço ajuda os profissionais para que tenham uma melhor administração das tarefas de rotina.

Portanto, oferecem automação para vários fins. Além disso, a demografia do paciente pode acabar sendo transmitida em tempo real.

Os custos de desempenho hospitalares podem ser avaliados e projeções de previsões de longo prazo acabam se tornando viáveis através do PACS junto com o HIS.

Quais os principais benefícios do sistema PACS?

Abaixo, listamos os principais benefícios de fazer aquisição do sistema PACS para que ele possa trazer maior mobilidade para a equipe de medicina.

1. Perda de laudo inexistente

Um dos grandes benefícios de contar com os meios digitais é que o armazenamento garante a segurança dos dados de uma forma que fica praticamente impossível perdê-los.

Ainda, permite que o médico radiologista, por exemplo, faça a comparação entre exames novos e antigos, sem que o paciente precise trazê-los. Tudo isso com um alto padrão de imagem.

Assim, pode-se conseguir uma segurança maior e também uma maior precisão em relação ao diagnóstico feito, em especial entre os pacientes oncológicos.

2. Redução de custos

Por se tratar de um sistema de comunicação e arquivamento de imagens, a necessidade de se utilizar papéis ficou para trás. Isso porque tudo pode acabar sendo acessado pela plataforma do sistema.

Assim, o hospital não precisa arcar com impressão de filmes radiológicos e nem muitos outros materiais necessários para realizar os exames. Tornando assim, o custo a longo prazo mais econômico.

3. Maior capacidade e mais segurança

É possível que o sistema faça uma recuperação de documentos sem que sua qualidade se perca. Isso porque o sistemas PACS tem um armazenamento com uma alta gama de informações.

Dessa maneira, as buscas por arquivos acabam sendo facilitadas, se tornando rápidas e práticas. Além disso, ele conta com a possibilidade de ter uma maior padronização e qualidade nos processos.

Isso porque pode-se ter uma visão mais limpa do ciclo de vida da imagem, inclusive para identificar buracos dentro do processo dos laudos. Dentro da visão médica, o PACS pode atender de maneira satisfatória os objetivos e também as necessidades dos hospitais e clínicas.

Grande parte disso porque ele otimiza muito a rotina corrida de modo muito eficaz. Oferecendo todas as funcionalidades para que se possa auxiliar nessas atividades do dia a dia.

O acesso remoto também é algo que tem interessado bastante os médicos, pois não dependem do paciente ou da espera de resultados. Visto que tudo pode ser acessado dentro de uma única plataforma.

Quando ele é integrado com o HIS, é possível que ele incorpore alguns dados demográficos do paciente para que uma maior confiança possa ser trazida. Como podemos ver, a tecnologia do PACS é de alta qualidade e traz diversas vantagens para os médicos e também para os pacientes.

O ideal é que se busque sistemas avançados e também fornecedores confiáveis para que possam te oferecer o apoio necessário de implementação do sistema dentro do ambiente hospitalar.

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre esse sistema digital, quais as vantagens de tê-lo e como ele funciona integrado ao sistema HIS. Todo processo acaba sendo feito de forma muito intuitiva.

A qualidade de tempo, os cortes de custo e uma melhor gestão são só alguns pontos que este equipamento traz.

Então, para que você possa adquiri-lo, conte com uma empresa especializada em HMS (Hospital Management Software) e pesquise todas as possibilidades que esse sistema pode te entregar.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários e compartilhe-o.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde 2007, desenvolvimento tecnológico na área da saúde para prestação de serviços às Centrais de Materiais e Esterilização (CME), Digitalização de Imagens e Locação de Software de Gestão Hospitalar.

Mapa do Site

Home

Sobre-nos

Serviços

Clientes

Conteúdos

Vídeos

Contatos

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Uma Empresa
do Grupo Bringel