O que são glosas?
Glosas são, nada menos que faturamentos não recebidos ou recusados nos serviços da área de saúde, devido a um problema de comunicação entre o convênio e a clínica.
De modo geral, esse tipo de problema ocorre quando as informações em relação a um atendimento não batem com o registro no banco de dados do plano de saúde.
Há alguns diferentes tipos de glosas que podem surgir devido a uma série de fatores, como por exemplo:
- Erros administrativos;
- Falhas de procedimento;
- Dados desatualizados;
- Entre outros.
Saber identificar glosas médicas e entender suas causas é essencial para evitar que elas surjam. Confira logo abaixo os principais tipos de glosas.
Glosas administrativas
São as glosas ligadas aos erros do setor administrativo dos serviços hospitalares, como a falta ou o preenchimento incorreto das guias de autorização indicadas pela operadora.
Além de cálculos incorretos e erros de digitação, são as mais comuns e mais simples de resolver, basta corrigir os dados e enviar para o convênio.
Glosas técnicas
Essas glosas surgem quando certo procedimento médico é contestado e é preciso que um Auditor Técnico avalie a situação. Ocorrem quando tem alguma inconsistência dos dados e métodos usados para atender o paciente, durante todas as etapas.
Esse tipo é um pouco mais difícil de ocorrer e para resolver necessita que auditores médicos analisem a situação.
Glosas lineares
Esse tipo de glosa também é comum nos serviços clínicos. Elas tendem a surgir com uma justificativa incomum e que não condiz com os fatos.
Por exemplo, um hospital pode afirmar que o preço do medicamento usado está mais caro do que o acordado, mas na realidade não está. Para evitar esse tipo de glosa, é preciso ter uma ferramenta de automação.
As glosas são um dos maiores problemas nos serviços de saúde em geral, como hospitais, clínicas e laboratórios. Com isso, há uma série de prejuízos que esse tipo de problema pode causar ao setor.
Para entender melhor o que é e como evitar que isso ocorra, basta continuar com a leitura desse conteúdo!
Dicas para evitar glosas
A maioria dos serviços médicos têm glosas ligadas a erros durante as fases de agendamento e atendimento ao paciente. Isso porque, muitos hospitais ainda fazem esse processo manualmente, o que aumenta as chances de erros.
Desse modo, torna-se crucial ter um controle ativo para monitorar todas as atividades desde a entrada do paciente. Para cumprir com todas as etapas de forma adequada.
Além disso, também é preciso indicar as informações essenciais para a configuração correta no sistema de gestão, seja ele HIS, RIS ou LIS. Portanto, para conseguir evitar essas glosas ou até mesmo eliminá-las de vez, confira logo abaixo algumas dicas.
Cuidado com as autorizações dos procedimentos médicos realizados
Para impedir que os erros mais simples com o convênio ocorram, é preciso conhecer quais são as formas de fazer as autorizações de procedimentos, assim como os pagamentos aos prestadores de serviços.
Outra vantagem é que mantém as autorizações para requisições em dia e tem mais atenção quanto aos medicamentos usados. O que evita as glosas médicas.
Cadastre as exceções de preços, códigos de procedimentos ou tabelas diferentes do padrão
Na maioria das vezes, os códigos de procedimentos têm como base a tabela TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar). Já a precificação usa como base as tabelas CBHPM ou AMB.
No entanto, por se tratar somente de uma referência de valores, o convênio pode negociar por 80% do que indica a tabela ou até mesmo usar um código próprio para faturar.
Para que a clínica não tenha que recadastrar toda uma tabela apenas por causa de alguns exames negociados à parte, é preciso que o sistema permita o cadastro dessas exceções.
Dessa forma, a clínica poderá continuar usando as tabelas padrões, sem causar uma glosa para aquele procedimento que não está dentro do modelo.
Usar um prontuário eletrônico
Como dito acima, as glosas administrativas acontecem devido a erros manuais. Por isso, substituir os prontuários de papel por eletrônicos é um dos meios mais eficientes para evitar as glosas dos serviços médicos.
Com prontuários eletrônicos, os erros de digitação e de escrita são reduzidos em níveis consideráveis. Além de também diminuir os erros dos procedimentos e medicamentos usados.
Adotar o prontuário eletrônico também contribui para o aumento de produtividade no trabalho. Isso porque, a ferramenta padroniza e otimiza os processos, aumentando o nível de qualidade e assertividade do trabalho.
Treinar bem a sua equipe
É vital que todos os membros de um hospital ou clínica saibam quais são os processos para evitar as glosas médicas. Ou seja, treinar bem a equipe e capacitá-la é importante para evitar pequenos erros que possam causar glosas.
Ensine sobre o faturamento dos procedimentos e o que pode ou não ser cobrado. Além de evitar deslizes, uma equipe capacitada também aumenta a produtividade do trabalho.
Adotar um sistema de gestão integrado
Por fim, um sistema de gestão é um ótimo aliado para evitar as glosas médicas e outros problemas dentro da rotina da área de saúde. Com a ajuda de um software de gestão, é possível evitar erros que podem prejudicar o negócio.
Além disso, a comunicação com as operadoras de planos de saúde tende a melhorar. Pois, um software de gestão corrige e envia os relatórios para os convênios de modo automático e sem falhas humanas.
Nesses relatórios irão constar as seguintes informações:
- Valores dos procedimentos;
- Exames realizados;
- Materiais e medicamentos usados;
- Entre outros dados que eliminarão as glosas médicas.
Evitar glosas exige planejamento e investimento
Até um tempo atrás, quando todos os serviços hospitalares eram feitos de modo manual, era normal ter erros humanos. No entanto, com a tecnologia que existe nos dias de hoje, é mais fácil de prevenir e evitar glosas, por meios de sistemas digitais como HIS.
Evitar as glosas demanda planejamento e investimento, porém, com a ajuda de um bom sistema de gestão, essa tarefa fica mais fácil.
Conclusão
Viu como contar com a ajuda de um software de gestão pode evitar glosas e prejuízos para o seu negócio? Essa tecnologia garante uma série de vantagens e maior segurança para os processos.
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