Outsourcing é um conceito que tem se tornado cada vez mais popular no mundo dos negócios e, para a área de saúde, não poderia ser diferente.
No entanto, ainda há muitas dúvidas e confusões a respeito desse conceito. Para entender melhor os benefícios que agrega a clínicas e hospitais, continue lendo este conteúdo!
Qual é o objetivo do outsourcing?
Em linhas gerais, o principal objetivo do outsourcing é melhorar as estratégias de uma empresa, gerando um aumento de lucros e aperfeiçoamento dos processos.
Mas, o que de fato é outsourcing? Esse termo é uma expressão que vem do inglês, em que “out” significa “fora” e “source” se refere “fonte”.
É possível traduzir literalmente como “uma fonte de fora”. A tradução não está errada, pois o conceito tem ligação direta a serviços que são de fora da empresa.
Porém, um erro comum aqui no Brasil, é traduzir esse termo como “terceirização”. Isso está errado porque outsourcing não funciona da mesma forma que terceirização.
Por mais que ambos se tratem de contratar serviços externos, os objetivos não são os mesmos. Visto que o outsourcing envolve uma série de tarefas mais complexas e estratégicas para uma empresa prosperar.
Quais são as vantagens do outsourcing?
É de conhecimento comum que a rotina de uma clínica ou hospital é bem corrida, o que gera muita tensão. Aliviar os trabalhos que não são o foco principal da empresa, é importante para obter uma maior tranquilidade no dia a dia.
Organizar uma equipe irá garantir ao local uma série de vantagens, não só para a empresa, como também para os seus funcionários e pacientes.
Agora que você já sabe o que é e qual o objetivo deste conceito, confira logo abaixo quais são as principais vantagens do outsourcing para a sua clínica ou hospital!
1. Serviço de CME otimizado
A CME é a unidade dentro do hospital responsável pela limpeza e higienização dos produtos para a saúde que serão usados em todos os setores do hospital, seguindo a resolução RDC-15.
Isso faz com que muitos hospitais e clínicas tenham certos problemas em cumprir a resolução. Devido a falta de expertise, tecnologia ou processos para atender à regulamentação.
É uma das áreas mais importantes e é comum que as clínicas e hospitais contratem empresas especializadas para realizar o serviço. Ao fazer outsourcing do CME, é possível obter uma série de benefícios.
O trabalho será feito por uma parceira adequada e focada apenas nisso, como a Bioplus.
2. Ter acesso a especialistas
Um dos principais benefícios em contratar uma empresa parceira, é o fato de que você irá contar com especialistas adequados para aquele tipo de serviço.
O processo todo torna-se mais eficaz e seguro, visto que o responsável por ele realiza o serviço com noção de seus atos. Não apenas para o setor de CME, como também para outros tipos de profissionais, como os que realizam laudos de exames, etc.
3. Diminuição de custos
Ao contar com ajuda de uma empresa parceira, a clínica ou hospital não precisará arcar com outros custos e despesas que envolvem uma CLT. Como manter um profissional para desempenhar apenas uma função, gerando mais custos para a sua empresa.
Ao contar com uma empresa de fora para desempenhar tal função, a clínica ou hospital não tem que arcar com tais obrigações. Isso isenta a sua empresa de todos os compromissos de contratação para com os profissionais.
Não é nem preciso dizer o quanto isso reduz os custos para sua empresa, certo? E ainda fornece um serviço de grande qualidade e com maior eficiência.
4. Otimizar tempo
Na maioria das vezes, contratar uma empresa parceira ajuda a ter uma maior agilidade nos processos, ficando prontos em poucos dias. Isso faz com que o seu estabelecimento médico tenha uma maior rapidez e agilidade nos serviços.
Como resultado, aumenta a satisfação dos pacientes que procuram os serviços de sua clínica ou hospital. E, conforme o tipo de serviço que você contratou, alguns processos tendem a ser mais rápidos.
Quando o assunto é uma clínica, hospital e qualquer outra área de saúde, a produtividade e otimização de tempo são dois pontos que devem ser priorizados.
Para oferecer sempre um serviço eficiente e obter um maior destaque no mercado, tornando-se até mesmo uma referência.
5. Supervisão de profissionais
É possível também contratar uma empresa parceira para fazer a seleção, treinar e indicar os funcionários. Enquanto a sua unidade de saúde ficará responsável por monitorar e supervisionar esses profissionais.
Caso ocorra alguma falha ou erro, a própria empresa parceira fará a correção desse profissional. Isso reduz mais uma responsabilidade de gestão do seu hospital ou clínica sobre os funcionários.
Como resultado, a gestão de pessoas e a gestão de serviços do local tornam-se mais eficientes e organizadas. Tornando a qualidade dos serviços mais elevada.
Vale ressaltar que, antes de pensar em implementar o outsourcing em sua clínica ou hospital, é essencial verificar a idoneidade da empresa que deseja fazer uma parceria.
A pesquisa procurará o local com mais agilidade, funcionários e experiências de serviços. E também é importante verificar se os serviços desejados estão dentro do que permite o orçamento da empresa.
Conclusão
Ter a ajuda de especialistas para lidar com alguns pontos pode gerar diversos pontos positivos para a clínica ou hospital, tais como:
- Redução de custo;
- Rapidez;
- Eficiência;
- Agilidade;
- Otimização;
- Qualidade;
- Sustentabilidade;
- Suporte;
- Aumento de receita;
- Organização.
Levar todos esses pontos em conta faz com que o ambiente da clínica ou hospital, torne-se melhor tanto nos processos internos, quanto externos.
E, também fornece uma maior segurança para os pacientes e também para os outros profissionais que trabalham no local. Como é o caso de contar com uma empresa parceira para realizar os serviços de CME.
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